Profissionalização e protagonismo: esse é o novo normal

|

Em 2020, transformamos o formato de aulas das Escolas Formare AIPI, mas isso não alterou em nada a motivação dos alunos para se profissionalizar e tornarem-se protagonistas de suas histórias.

Alunos Formare de Mogi Guaçu

Amanda Salomão é Consultora de Propósito e Carreira. Pelo segundo ano consecutivo, ela coordena seu “Protagonize sua Carreira”, um programa que permite aos alunos das Escolas Formare AIPI se desenvolver profissionalmente a partir do autoconhecimento e planejamento. Para ela, parte do objetivo do programa é “ajudar o participante a escolher o caminho mais viável para ele, alinhado com seus propósitos e pensando na sua realidade de vida atual, evitando a determinação de objetivos não reais e inalcançáveis”. Sobre os resultados, ela explica: “Para facilitar o alcance de tudo que foi determinado, o processo é encerrado com um planejamento estruturado, com os passos e prazos necessários para a realização dos objetivos profissionais traçados”.

Uma das participantes do programa é Camila Gomes Lima, aluna da Escola Formare AIPI em Três Lagoas. Ela afirma que “é preciso agradecer por toda terça-feira de manhã me ajudar a evoluir cada vez mais, a ter mais ambição, ter mais coragem para encarar meus desafios diários e futuros e a ter muita motivação!”. Camila conta que sua mente brilha quando uma sessão acaba. “Brilha tanto e flui tanto, que é inacreditável às vezes”, explica animada.

Alunos Formare de Luiz Antônio

O “novo normal” do programa

Em 2020, o formato do Protagonize sua Carreira mudou. Nas unidades de Luiz Antônio e Três Lagoas, ele foi executado no formato remoto. Foram 12 sessões semanais durante 3 meses. Maria Eduarda Rotta participou das sessões da turma de Luiz Antônio e contou que elas são muito esclarecedoras. “O programa é maravilhoso e uma oportunidade única. Com ele aprendi técnicas e ferramentas que poderão auxiliar meu desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal”. A experiência permitiu que Maria Eduarda conseguisse traçar metas e objetivos: “consegui determinar meu propósito e o melhor caminho para alcançar minha realização profissional. Passei a olhar as coisas de outra forma e entendi que meu futuro depende apenas de mim e que sempre devo pensar se aquilo vai me levar à minha realização”. Em Mogi Guaçu, uma palestra foi organizada com o tema “Protagonize sua Carreira”, onde os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas.

Alunos Formare de Três Lagoas

Modo de Currículo

Ao final do programa, as três Escolas Formare terão o módulo de currículo. Nele, os alunos irão aprender a elaborar um currículo e receberão orientações de como se apresentar em uma entrevista de emprego.

O programa também impulsiona os jovens para serem cidadãos atuantes na sociedade e comunidade em que vivem e trabalham, a partir do desenvolvimento de planos mais sólidos para suas carreiras. Maria Eduarda, aluna da Escola Formare de Luiz Antônio, conclui: “Hoje, depois dessa trajetória linda de descobertas que tivemos posso dizer que além de nos ensinar a protagonizar nossa carreira, aprendemos a sermos protagonistas das nossas vidas”