Instituto Arte na Escola e Instituto AIPI apresentam curso online gratuito Arte na BNCC

|

Professores podem se inscrever a partir de 10 de julho. Aulas serão abertas em agosto.
São mil vagas disponíveis para refletir sobre como lidar de forma inventiva nas aulas de Arte, fazendo dos alunos protagonistas e valorizando os processos de criação na escola

Para ajudar os professores a transformar a sala de aula em um espaço de invenção, investigação e pensamento crítico, o Instituto Arte na Escola (IAE) e o Instituto AIPI lançam o curso online Arte na BNCC, para professores de Arte se apropriarem da nova Base Nacional Comum Curricular na prática. A formação será oferecida gratuitamente para mil professores da rede pública de ensino em parceria com a marca de papéis para imprimir e escrever Chamex.

O trabalho do Instituto AIPI é sustentado por dois pilares principais: “despertar a cidadania”, oferecendo formas, conteúdos e capacitação para as escolas e centros de formação para que trabalhem temas que estimulem a proatividade e a responsabilidade da cidadania nas pessoas; e “gerar transformação”, identificando, selecionando e capacitando pessoas com potencial para impulsionar seus projetos de transformação social nas comunidades que a International Paper faz parte. “Sabemos a contribuição que o ensino de arte traz à aprendizagem dos alunos, por isso, a parceria com o IAE trará resultados significativos, alinhados com o que acreditamos ser o formato ideal para promover a educação com cidadania”, afirma Tamara Natale, gerente executiva do Instituto AIPI.

Com 40 horas de duração, a formação apresenta estratégias que traduzem com exemplos práticos de sala de aula o que está escrito na BNCC como por exemplo projetos de Arte desenvolvidos por professores premiados no Brasil.

As aulas estarão abertas para os professores e professoras selecionados a partir de agosto, que podem começar a se dedicar aos módulos do curso a qualquer momento, no seu ritmo, já que Arte na BNCC é uma formação autoinstrucional. A trilha de aprendizagem reúne vídeos exclusivos, recursos interativos, documentários e materiais complementares, e está dividida em quatro módulos: Mapeando a Arte na BNCC, Processos de Criação, Materialidade e Entrelaçando a BNCC e os Territórios da Arte. Ao se dedicar ao percurso de estudo, o objetivo é que os cursistas conheçam, analisem e se inspirem nas estratégias apresentadas para lidar de forma inventiva nas aulas de Arte, colocando os alunos no papel de protagonistas e valorizando os processos de criação na escola.

Professores interessados no curso Arte na BNCC devem acessar http://artenaescola.org.br/cursos/ para fazer sua inscrição. Os concluintes da trilha de aprendizagem completa receberão certificação do Instituto Arte na Escola.

Serviço:
O que: Curso online gratuito Arte na BNCC, do Instituto Arte na Escola.
Para quem: professores que trabalham com Arte.
Carga horária: 40 horas.
Quando: inscrições de 10 a 31 de julho. Início do curso em agosto.
Inscrições: artenaescola.org.br/cursos