Instituto AIPI divulga os resultados das ações desenvolvidas em 2020

Com 14 anos de atuação, o Instituto AIPI já investiu mais de R$13 milhões em projetos diversos, com 32mil pessoas impactadas em todo o Brasil

Diante do desafio de promover a educação e atender as comunidades afetadas pela pandemia da covid-19, o Instituto AIPI investiu cerca de R$ 1 milhão em novas parcerias e projetos consolidados, beneficiando mais de 32 mil pessoas no Brasil, em 2020.

Mariana Claudio, cientista social, especialista em sustentabilidade, atuando com o tema desde 2008, e, agora, gerente executiva do Instituto AIPI, comenta que para conter o déficit de recursos acentuado pela crise sanitária, o AIPI foi além: “A educação no Brasil e principalmente as escolas públicas foram bastante impactadas pela pandemia. Por isso, em parceria com a International Paper, o Instituto AIPI doou mais de 55 mil folhas de papel Chamex para 22 escolas das comunidades das quais faz parte, incluindo escolas rurais, com o objetivo de garantir o alcance à educação”.

No mesmo ano, o instituto passou a integrar a rede de associados do Grupo +Unidos, formado por grandes empresas do Brasil, em parceria com a Missão Diplomática dos Estados Unidos, em busca de potencializar projetos e transformar a vida das pessoas. Essa parceria, inclusive, permitiu à IP realizar uma doação de apoio ao Estado do Amazonas no início deste ano, quando a crise se acentuou no local.

Outra grande novidade do Instituto AIPI foi o curso on-line Arte n a BNCC, em parceria com o Instituto Arte Na Escola. Fornecido de maneira gratuita a 1.500 professores da rede pública de ensino por meio de uma série de vídeos exclusivos, recursos interativos, documentários e materiais complementares, o curso ensinou e inspirou educadores com estratégias inventivas para engajar o protagonismo dos alunos nos processos de criação em sala.

Mais de três mil horas dedicadas aos projetos

O Instituto contou com o apoio de 112 educadores voluntários, 50 tutores, diretores e 18 voluntários que dedicaram três mil horas do seu tempo em projetos de educação.

Entre os programas que os voluntários atuam, está a Escola Formare AIPI, que em 2020, formou 50 alunos que receberão  o certificado de Assistente de Produção Industrial emitido pela Fundação Iochpe e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), válido em todo o território nacional e reconhecido pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Economia. Por conta da pandemia, as aulas foram ministradas no modelo de ensino a distância com apoio dos educadores voluntários.

Programas como o Mire-se no Exemplo – formação de alunos em parceria com 50 líderes seniores da International Paper – e o Protagonize sua Carreira – ação de desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes – também fizeram parte da agenda do AIPI ao longo de 2020.

Além disso, pela primeira vez, o Concurso de Redação do Instituto AIPI foi ampliado, com abrangência nacional em formato on-line e recebendo cerca de 33 mil inscrições. Foram corrigidas 30 mil redações com o tema “Como cada pessoa pode ser um cidadão ativo para mudar a realidade à sua volta?”. Desenvolvido em parceria com o Redação Online, a edição do ano passado selecionou as três melhores produções textuais e premiou os alunos com vales-compra para a aquisição de materiais escolares, além de planos de aulas on-line por 12 meses para os 100 alunos mais bem colocados.

Quer saber mais detalhes sobre os nossos projetos? Clique aqui e confira o Relatório de Atividades 2020 do Instituto AIPI.