Enem 2021: confira as datas de inscrição e das provas

Cronograma traz datas para o pagamento das inscrições e a solicitação de recursos especiais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada dos estudantes brasileiros para o ensino superior, teve o cronograma e o edital divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no dia 02 de junho. As inscrições para a prova serão abertas no dia 30 de junho e vão até 14 de julho (na página do participante), e as provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro.

No calendário divulgado pelo Inep, constam ainda as datas de pagamento da taxa de inscrição – para alunos não contemplados com a isenção – e da solicitação de recursos especiais para a prova. Desde segunda-feira (14), os alunos já podem contestar o resultado da isenção de taxa e da justificativa de ausência – divulgado no último dia 09 –, junto ao Inep, até 18 de junho. O resultado do recurso será divulgado em 25 de junho.

Neste ano, as versões impressa e digital do exame serão iguais e deverão ser aplicadas simultaneamente. Vale ressaltar que o Inep destinou 101.100 vagas para a prova digital. No dia 21 de novembro, os alunos vão responder a 45 questões objetivas de linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 questões de ciências humanas, além de escrever a redação. No dia 28 de novembro, haverá 45 questões das provas de matemática e outras 45 de ciências da natureza e suas tecnologias.

Confira o cronograma do Enem 2021 na íntegra:

Etapas
Datas
Inscrições para a prova
30 de junho a 14 de julho
Solicitação do atendimento especializado
30 de junho a 14 de julho
Pagamento da taxa de inscrição
19 de julho
Resultado do pedido do atendimento especializado
23 de julho
Recurso do atendimento especializado
26 a 30 de julho
Resultado do recurso
4 de agosto
Solicitação do tratamento pelo nome social
19 a 23 de julho
Resultado do pedido de tratamento pelo nome social
30 de julho
Recurso do tratamento pelo nome social
2 a 6 de agosto
Resultado do recurso
11 de agosto
Aplicação do exame
21 e 28 de novembro

Quer se preparar para a redação do Enem ou conhece alguém que vai prestar o exame neste ano? Participe do 46º Concurso de Redação do Instituto AIPI. Ao realizar a inscrição, você tem acesso à videoaulas específicas sobre a escrita da redação do Enem. Os materiais preparam alunos e alunas do Ensino Médio regular de escolas públicas estaduais e municipais. Clique aqui para saber mais.