Concurso de Redação do Instituto AIPI bate recorde com 30 mil inscritos e premia alunos de todo o Brasil

|

45ª edição do Concurso teve abrangência nacional e entre os ganhadores estão alunos, escolas e professores

O 45º Concurso de Redação do Instituto AIPI recebeu cerca de 30 mil inscritos na sua primeira edição de abrangência nacional, quebrando recordes. O número de candidatos superou as expectativas da organização: a meta inicial era alcançar 20 mil inscritos. Em 2020, o Concurso se consolidou como o maior em proporções nacionais, devido ao número de redações corrigidas e de alunos impactados em todo o país.

“É um grande orgulho para nós poder contribuir com a educação inclusiva e promover o protagonismo dos estudantes, ainda mais considerando o cenário da educação no ano de 2020. Hoje, a parceria com o Redação Online tornou possível que estivéssemos presentes pelos meios digitais em todas as regiões do país estimulando a educação com cidadania”, afirma Luciana Huneke, presidente do Instituto AIPI. “Para chegar neste resultado, contamos com o apoio de mais de 27 Secretarias Estaduais e 3 mil escolas da rede pública. É uma grande rede de colaboração pela busca de um resultado comum”.

Os participantes, alunos em fase de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), produziram textos com o tema: “Como cada pessoa pode ser um cidadão ativo para mudar a realidade à sua volta?”. O ENEM é uma das portas de entrada para o ingresso no ensino superior em diversas universidades brasileiras. “O Concurso de Redação ultrapassou todas as fronteiras estaduais e se tornou um dos maiores eventos de impacto educacional e social do Brasil, apoiando e transformando a vida de milhares de alunos de escolas públicas em tempos de pandemia”, comenta Otavio Pinheiro, CEO & Founder do Redação Online.

A última fase do concurso, uma banca on-line realizada na sexta-feira (18), revelou os três colocados da competição. Os ganhadores são Ana Lívia Barbosa de Lima, Ayrton Breno Diniz Marques da Silva e Amanda Maria Satiro Silva, que receberão vale-compras entregues pelos Instituto AIPI para compra de livros e materiais escolares. “Participar do Concurso de Redação do Instituto AIPI foi uma experiência única e que levarei por toda a minha vida. Fui motivada a participar por minha professora de língua portuguesa e também por meus familiares. Graças ao Concurso, pude aprimorar minhas habilidades de escrita e aprendi a ter mais confiança em mim mesma. Sou muito grata a todos que fizeram parte desse projeto”, comemora Ana Lívia, a primeira colocada.

Os 100 alunos melhores colocados, vão receber um plano de aulas on-line com duração de 12 meses na plataforma do Redação Online.

Assim como os estudantes, as escolas e os professores também foram premiados. A Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, de Três Lagoas (MS), a Escola Mestre Júlio Sarmento, de Sousa (PB), e a Escola Obdúlia Dantas, de Catolé do Rocha (PB) lideraram o ranking com o maior número de alunos inscritos e ganharão 10 caixas de papel Chamex A4 500 folhas, marca de papel para escrever e imprimir da International Paper e livros educativos até o valor de R$ 5.000,00.

Já os 20 professores com o maior número de alunos inscritos receberão um treinamento on-line para correção de redações no modelo Enem e duas caixas de Chamex A4.